Gosto de...
...
Há uns anos atrás li um texto, do Eduardo Prado Coelho, no DN, escrito em torno do "Gosto" e "Não Gosto". Nunca mais o esqueci. Hoje, depois de ler o post da Rita, "Afinidades", em http://intimidadeindecente.blogspot.com,
fiquei com vontade de partilhar alguns dos "Gostos", em que me revi, e juntar-lhes outros só meus. O resultado aqui está:
...Gosto de gostar. Gosto dos focinhos húmidos dos animais e daquela forma de olhar como se alguém estivesse a olhar através do olhar deles. Gosto de sorrir e do meu sorriso. Gosto de brincar com pessoas que gostam de brincar. Gosto dos meus olhos. Gosto de estar apaixonado. Gosto de dizer "tu" como se "tu" pudesse(s) ser Deus. Gosto de pastéis de nata. Gosto de Jazz e de música popular brasileira. Gosto da palavra ternura. Gosto do azul do céu. Gosto de nuvens brancas. Gosto de ajudar. Gosto de filmes que acabam bem. Gosto de sorrisos cheios de sol. Gosto da minha casa. Gosto do jardim com as rosas, as buganvílias, a tabela de basket, o jacarandá, a magnólia e os amores-perfeitos. Gosto de livros, de lhes tocar e de os ler sem parar. Gosto dos momentos em que alguém desfaz o nó onde se protege. Gosto das minhas mãos e do que elas sentem e transmitem. Gosto de proteger o sono do outro. Gosto dos cabelos das mulheres e dos dedos que os percorrem. Gosto de ouvir quem tem algo para me dizer. Gosto da praia do Gigi naqueles fins de tarde preguiçosos. Gosto de olhares ternos. Gosto de dar a mão. Gosto da minha colecção da Burago de carros antigos. Gosto de nadar nu, no mar. Gosto de ti! Gosto de mim! Gosto de História. Gosto de conduzir. Gosto de conversar. Gosto de tornozelos elegantes. Gosto do silêncio das catedrais. Gosto dos sítios que ainda quero visitar, Siena, Veneza, Florença, o pulo do lobo, e outros que não sei de cor. Gosto de relógios. Gosto de dizer o que sinto. Gosto de chocolate, sólido ou quente. Gosto que me façam carinhos. Gosto ainda mais de os fazer. Gosto de cães. Gosto da sedução que se intensifica através das palavras. Gosto de Paris. Gosto de oferecer as rosas do meu jardim, porque foram cuidadas por mim e têm mesmo perfume de rosa. Gosto da National Gallery e dos jardins de Londres. Gosto da liberdade. Gosto do Bairro Gótico em Barcelona. Gosto de Lisboa vista da ponte. Gosto de adormecer em paz. Gosto de olhar no fundo dos olhos. Gosto de dar aulas e dos meus alunos. Gosto de olhar o mar, sobretudo ao pôr-do-sol, com uma mão na minha. Ou mesmo sozinho, quando é preciso pensar. Gosto de beijar. Gosto de roupas confortáveis. Gosto de subir a Serra de Sintra de bicicleta. Gosto de futebol e do Benfica. Gosto de sentir os sons da Natureza e a sua paz. Gosto de rir. Gosto de sonhar. E há pessoas de quem gosto tanto que não posso dizer apenas que gosto delas. Por isso não falo delas aqui.
Gostei de falar de mim.
Gostei de falar de mim.
26 Comments:
Está lindo, muito mais que o meu. Acho que agora vou fazer revisões do post original eternamente... Há tantas coisas de que gosto, nas quais me fizeste pensar... Eu gosto de gostar de ti, conhecendo-te assim aos pouquinhos, como o açúcar e a canela que caem em nuvens de fofura nos pastéis de nata de Belém ainda quentes... Só quentes! ;)
Beijo enorme*
Não pude deixar de escrever mais um bocadinho sobre os meus gostos. Assumo plenamente que foste tu o rastilho para continuar a saga. Obrigada pela inspiração ;)
Beijo*
Existem pessoas que são tão, mas tão especiais que as quero guardar só para mim, e se falo delas ao mundo acabo por diminuir a magia que nos envolve...
E já agora aproveito aqui para dizer que ADORO alguém que tem uma paixão por aquela "Arena" horrivel... Nada posso fazer a não ser continuar a ADORAR...
:P
Olá Rita (intimidade indecente),
Não consigo facilmente comentar as tuas palavras, só posso dizer-te que me despertaram uma enorme ternura. Continua a falar dos teus gostos, eu vou gostar de os conhecer :o) E fiquei com água na boca com essa descrição do açucar e da canela, como nuvens de fofura, sobre os pastéis de nata. Hummmmmm vou ali e já volto... és servida? ;o)
Beijo grande
Olá Aleisa,
Tens razão. É por esse motivo que raramente escrevo no blog, sentir-me-ia demasiado nu. Creio entender perfeitamente o que pretendes transmitir. Que a magia se mantenha :o)
Beijinhos grandes
Richie:
Que lindo texto, obrigada por teres partilhado algumas palavras tuas e os teus gostos.
E é tao bom gostar :) *
Aleisa: Arena horrível? hmmm Espero q n seja o q estou a pensar :P
Se és a Paula que comenta no "escrevo-te"... então lamento dizer-te que é mesmo isso que estás a pensar... afinal pelo que escrevo/comento ja deu para me conheceres um pouco... bem pequenino... mas ja deu...
HAHAHAHAHAHAHAAHHAAHHAHAHA
:p
Oooh Richie, adorei este texto..adorei mesmo. E correndo o risco de me acharem uma reles plagiadora, a minha vontade é ir a correr lá para o meu canto e enchê-lo também das coisas que gosto...talvez o faça um dia destes com a devida homenagem a ti e à intimidade indecente...Que melhor post do que falar do que gostamos na vida... :)
Parece-me excelente
Beijinho grande
Olá Paula, querida amiga :o)
Obrigado pelas visitas e pelos teus comentários, sempre calorosos. Gosto de te sentir por perto :o) E, como viste, o teu radar já me detectou por lá. E vou voltar sempre :o)
P.S.- Hummm e agora acho que tenho de dizer o seguinte:
E NINGUÉM PÁRA O BENFICA,
NINGUÉM PÁRA O BENFICA,
ALLEZZZ OOOOHHH!!!
MAINADA!!!!!!!
Mood :o))))
Já tinha saudades tuas miguinha! Já viste as coisas que eu faço na tua ausência? Lol. Ainda bem que gostaste do texto :o) É bom ter-te de volta!
Beijinhos grandesssss
Está simplesmente lindo.. ao ler fez.me pensar e ao pensar via.me nas tuas palavras, nos teus gostos.. um pouko d mim :)
aproveito para te deixar um grande beijinho e dizer o quanto gosto de ti e que bastou um simples momento de umas horinhas de boa conversa para me fazer sentir bem como a muito não me sentia, o meu obrigada a ti :) jokas@doces
Olá Karell :o)
Li com muito carinho este teu comentário. Sabes que, mesmo não te conhecendo há muito tempo, já te conheço bem, confiaste em mim... falaste-me de ti... são coisas que nunca esqueço e sabes que tens aqui um amigo seguro!
Desejo-te tudo de bom amiga!
Beijinhos grandes
o gosto, ou o gostar vai-se refinando, vai-se, vai-se enobrecendo...com a idade eu adoro gostar.
Richie, simplesmente LINDO ! Estou deliciada com este post ! : )
Tá lindo de morrer .. Tu gostas tanto e quase gostas como eu gosto!
E é bom gostar, faz bem á saude e principalmente à alma!
Por falar em gostar eu gosto tanto da minha Aleisa! Oh meu Deus!!!
ahahahaha
Esqueci-me de te dizer que eu gosto tanto do meu FCP!
Olá colega Ricardo...
Dei apenas uma breve vista de olhos ao teu blog e... que surpresa! Não te imaginava tão "estupidamente sensível"! Vou adicioná-lo aos meus blogs favoritos para nele me deter com mais tempo e calma e melhor apreciar os textos e poemas que gostas de partilhar. É muito interessante conhecer pessoalmente quem escreve na net.
Beijinho
Carlos Barros,
É verdade, o gosto vai-se refinando, gostei desse conceito do progressivo enobrecimento do gosto. E é mt bom gostar... é sinal que temos de quem/do que gostar :o)
Já dei um pulinho ao teu blog e já me ri um bom bocado. Boa disposição é fundamental.
Rita, querida amiga :o)
Já tinha saudades de ver esse cachecol por este blog e sobretudo das tuas palavras, do "silêncio" das tuas emoções.
Beijinhos grandes deste teu amigo que está sempre a torcer por ti!
Kelloguita, lindaaaaaaa
Bom ver-te por aqui :o)
Tripeira e tal... lol, mas sabes que és sempre bem vinda! Fico contente por teres gostado do texto, saíu bem cá de dentro, é completamente a minha cara.
Quanto à dupla imparável Kelloguita/Aleisa... ohh pahh vocês são deliciosamente doces e terríveis, impagáveis e intensas :o). Não deixem de escrever. Gosto muito de vos ler.
Olá Cristina,
Realmente na escola nem sempre se pode conversar mt para além das questões quotidianas daquele nosso mundo. Aqui, mostro uma outra faceta minha... mais interior. Gostei imenso da expressão que usaste, és capaz de ter apanhado bem esse meu interior :o)
Volta sempre Cristina, será um prazer.
Beijinhos
Ricardo, caro colega, falando em gosto, fica sabendo que gosto mesmo de te conhecer neste contexto:) Não haverá aqui mãozinha da colega blogueira Francisca? É q ainda ontem comentávamos o deserto de profs pela blogoesfera... e hoje, apareces tu, comentado por alguns presumíveis colegas tb :) Um prazer! Gostei mesmo!
Ah! Esqueci-me de comentar que me identifico quase a 100% com os teus gostos, mas nessa dos pastéis a sintonia é absoluta! Ai os meus 4 quilos a mais!...
Olá dia-a-dia, cara colega :o)
O prazer é meu em receber por aqui a tua visita. Não sei mt bem como descobri o teu blog, mas não foi através da colega Francisca, não a conheço mesmo mas, quem sabe, ainda criamos um blog só com professores :o). Ás vezes gosto de me perder na blogoesfera, navegando ao acaso... foi assim que te encontrei seguramente. Gostei imenso dos teus posts, com frescura e muita ternura, não resisti a comentar :o). E voltarei sempre.
Fico contente por teres gostado do que leste por aqui... isto é emoção em cima de emoção. Numa altura em que, como sabes, estamos a ser atacados de uma forma inacreditável pelos nossos governantes, é cada vez mais importante termos estes escapes... para salvaguardarmos tb a nossa sanidade mental. É preciso continuar a sonhar :o)
Beijinhos grandes
Quanto aos pastéis de nata... hummmmm... adoro mesmo! Então os do Gregório, em Sintra... são uma perdição completa! Se não conheces, recomendo VIVAMENTE :o)
Beijinhos
Ai esses do Gregório não conheço!!! Trata-se já disso este fim de semana! ;) Em Sintra conheço é as queijadas. Depois hás-de dizer-me onde fica isso que a dieta afinal é só para Agosto!Eheheheh ;)
Um beijinho
Olá dia-a-dia :o)
Ora bem, é mt simples encontrar o Gregório: IC19 para Sintra até ao final, passar debaixo do arco do Ramalhão no final da IC19, ignorar a rotunda e seguir em frente para Sintra, descer pela estrada em curvas e contra curvas, ladeada por aquelas árvores seculares que nos fazem sentir já em Sintra e, já cá em baixo, atenção ao lado direito, logo após a bomba da BP, há uma pastelaria mesmo ao lado de uma agência imobiliária. E aí estão os melhores pastéis de nata do MUNDO à tua espera. Acredita, são mesmo deliciosossssss :o)
Beijinhos grandes
Muito obrigada, Ricardo! Granto-te: não volto a passar férias sem conhecer os ditos pastéis! ;)
Não conheço você. E você não me conhece.
Cheguei a esse texto por acaso, durante pesquisa fotográfica na net.
Li devagar uma, duas, várias vezes.
Tocou em algum ponto sensível dentro de mim e trouxe de lá uma lágrima.
Um texto que é como um afago, num tempo em que preciso tanto de coisas assim...
Quem é você?
Olá Lia,
Foi um afago o teu comentário :o) É uma sensação mt agradável quando sentimos que a nossa emoção despertou tb emoções em quem nos leu. Se o meu blog puder ser uma boa companhia, que transmita paz, serenidade, ternura, fico mt contente. Eu só pretendo viver a minha sensiblidade, o meu coração! Eu sou... um coração!
Beijinhos Lia e tudo de bom!!!
:o)
Enviar um comentário
<< Home