segunda-feira, março 07, 2005

Um poema...

Hoje pediram-me para dizer este poema numa Acção de Formação, para professores, sobre "Gestão das Emoções na Aprendizagem"
Aqui fica com a devida vénia...

E vale a pena ler...

E reflectirmos...

MENINO PROBLEMA

Tu vens ao meu encontro
Com olhos de dúvida e de espanto
E gestos marcados pela amargura
Tu que és um filho do desamor
O fruto do desinvestimento
Da ausência total de ternura
Vives em rebeldia e tormento.

Tu
Arrancado à inocência
Moldado na dor e na violência
Que tiveste mãe que não soube sê-lo
E pai ausente que é como não tê-lo
Tu que, morto de toda a esperança,
Fazes da rua o teu lar de criança
E da solidão a família que não tiveste
Foges!
Foges sem destino e para o teu destino
De menino...
Menino-sofrimento, menino agreste
Menino-revolta
Menino-problema, menino à solta
Menino-triste!
Até que um dia vens
Com olhos cor da noite
Sem saberes, ainda, que o verde existe.
E eu, que não sou juiz para te julgar
Nem polícia para te prender
Sou médica, tenho que te entender
Para te encontrar!
E sinto...
Sinto por ti e contigo,
Com afecto solidário e amigo
A agressão, a revolta, a tristeza, o problema.

E falo...
Falo a língua possível- oh contradição-
Das pessoas felizes para as que o não são.

E busco...
Busco porquês e ausências
Relaciono consequências.

Quanto te vejo partir
Com tudo o que sobre ti se abateu
E fico na solidão do decidir
Sobre o rumo a dar à tua vida
Pergunto-me, comovida,
Quem sou eu?

Ofélia Bomba, médica psiquiatra, do livro "A Porta De Reixa"

1 Comments:

Blogger Joana said...

lindo...de uma forma muito triste, mas muito bem escrito
Bjo

31 março, 2005 22:01  

Enviar um comentário

<< Home